Artigo: Por que a assistência técnica nas concessionárias é atividade essencial?


Diante da possibilidade de se implantar medidas mais restritivas para enfrentamento da pandemia, representando o setor automotivo em Mato Grosso, eu reforço a importância dos serviços de assistência técnica e outros relacionados a atendimento realizados pelas concessionárias e oficinas mecânicas.


Assim como ocorreu em outros momentos em 2020, o setor automotivo se preocupa quanto à interpretação das atividades essenciais descritas no decreto federal n.º 10.282/2020 que diz: “XLIV - atividades de comércio de bens e serviços, incluídas aquelas de alimentação, repouso, limpeza, higiene, comercialização, manutenção e assistência técnica automotivas, de conveniência e congêneres, destinadas a assegurar o transporte e as atividades logísticas de todos os tipos de carga e de pessoas em rodovias e estradas”.


Por isso, a assistência técnica e demais serviços relacionados à comercialização de veículos e manutenção de peças e pneus garantem a operação dos veículos, principalmente os utilizados no atendimento à população, tais como ambulâncias e transporte de cargas alimentícias, por exemplo. Também o agronegócio depende das máquinas e equipamentos em funcionamento, pois operam noite e dia, dependendo do fator climático, para plantio e colheita. Máquinas paradas provocam prejuízos ao agronegócio que impactará diretamente o consumidor.


Ao longo do último ano, com os vários níveis de risco da pandemia, ficou evidente a necessidade de se manter a assistência técnica, juntamente com os serviços que dão suporte à área de vendas. São estas áreas que atendem motocicletas, ônibus, caminhões, pick-ups, furgões e máquinas pesadas em todo o estado.


O serviço de delivery, por exemplo, cresceu exponencialmente e é realizado, em sua maior parte, por motocicletas. Não se pode esquecer que aqueles que desejam aproveitar o momento para aumentar ou criar serviços com entregas, que permitirá ao cidadão ficar em casa, estarão impedidos de comprar ou trocar seu veículo.


Ao mesmo tempo, as concessionárias desde o início da pandemia adotaram todas as medidas de prevenção e proteção dos profissionais da categoria. Informativos na entrada das lojas relembram os clientes sobre os cuidados e mudanças de hábitos para prevenção, catálogos não são mais entregues aos clientes, a assinatura de contrato é digital, limpeza intensificada, maior espaçamento entre mesas e cadeiras, entre muitas outras ações. Com as medidas triviais e outras estratégicas com aplicação de medidas de proteção aos trabalhadores e clientes, se faz possível o funcionamento do setor.


Paulo Boscolo é empresário, diretor geral da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores - Regional Mato Grosso (Fenabrave-MT)


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